terça-feira, 9 de julho de 2013

Atividade - Mais uma? É, já estamos perto da final.

Faaaaala pessoas arquivísticas!!!!!!!!!!!



O semestre tá acabandoooooooooo!!!        

Contudo, todavia, entretanto, enquanto não termina o semestre nós damos continuidade as atividades no nosso querido blog. Seguindo ordens do nosso grandioso Blog Centro Tonal seguem as atividades abaixo.


Aguarde e confie! ;-)





Atividade 01

Iniciamos as atividades com a resposta da pergunta constante no blog: Processo! Para que é mesmo que serve documentar um fluxo de processo???


Então... documentar um fluxo de documentos permite a instituição primeiramente conhecer seu fluxo de processos, por mais que isso pareça bastante óbvio e, por muitos, irrelevante, na maioria dos casos os fluxos são realizados comumente sem a visualização de todo o processo por parte daqueles que o compõem e executam, isso impede que os benefícios da definição do fluxograma possam ser estabelecidos.

Conhecer o início, meio e fim dos fluxos, os documentos, atividades e pessoas que o compõem, permite enxergar possíveis falhas na comunicação, permitindo sua correção e otimização, aumentando a qualidade e agilidade dos processos, além de permitir reconhecer melhor e obedecer a organicidade e a ordem original. O conhecimento do fluxograma ainda permite sua remodelagem de forma mais eficaz de acordo com as necessidades da instituição. Alterar, criar, excluir, aumentar, diminuir, trocar, qualquer uma dessas decisões podem ser tomadas com maior precisão com essa ferramenta. Pronto!


Atividade 02

Na outra atividade nós tivemos que escolher um tipo documental da GRANDE Empresa MCEByte e fazer um fluxo contendo o princípio de lógica de encadeamento desse documento, para tanto escolhemos a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor 2ª Via - Emisssor (tributado) e no decorrer de seu fluxo também adicionamos o Pedido de Compra de Viagem Virtual, ambos estão explicitados abaixo!


Nota Fiscal de Venda ao Consumidor 2ª Via - Emisssor (tributado)

Pedido de Compra de Viagem Virtual


Fluxograma de Nota Fiscal

Link para o download da imagem em resolução melhor: https://sites.google.com/site/arquivodesomdtd/download-do-fluxograma-da-nota-fiscal---mcebyte/Blog%20Arquivo%20de%20Som%20DTD%20-%20Fluxograma%20da%20Nota%20Fiscal%20-%20MCEByte.jpg?attredirects=0&d=1



Abração a todos!!!!!!!!!!!!

Até a próxima faixa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Boa noite!

    Parabéns pela resposta e tentativa de se fazer um fluxo com maior nível de complexidade.

    Contudo, ao fazer uma análise do fluxo apresentado, percebi que no campo onde vocês determinam como arquivo corrente (como tarefa), o mais adequado seria um evento intermediário.

    Luiz.

    ResponderExcluir