terça-feira, 4 de junho de 2013

Atividade Individual - Carlos Vinícius dos Santos Oliveira - 09/0108914

E aí, galera! Tudo bom?


Vamos lá!


As funções arquivísticas  delineiam e moldam o fazer arquivístico dentro das instituições, segundo Rousseau e Couture (1998) as funções arquivísticas são sete: Produção, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e conservação.

A produção versa acerca da gênese documental, quando o documento passa a existir para a instituição.  

A avaliação documental lida com a seleção da documentação para o acervo da instituição, consequentemente são criados seus prazos de guarda e eliminação.

A aquisição remete-se à maneira pela qual os documentos nas 3 idades documentais entram na instituição.

A classificação é o agrupamento lógico da documentação do acervo. Cabe ao arquivista e aos profissionais que trabalham no arquivo decidirem qual agrupamento acopla-se melhor aos objetivos.

A descrição refere-se a termos específicos, indexadores, palavras chaves etc. Elementos que irão auxiliar a recuperação da informação.

A difusão é a etapa que faz o arquivo manter certa proximidade com o usuário. A difusão de seu acervo para consulta e pesquisa pelo usuário em geral.

A conservação é a função que mantém a integridade da documentação. Faz-se necessário avaliar se o documento precisa de cuidados específicos para continuar a propiciar o acesso à informação contida em si.

O documento arquivístico digital é arquivístico antes de ser digital. Embora óbvia, tal constatação preconiza o seguinte, as funções arquivísticas mantém total relação com os documentos digitais. Claro que há adaptações relacionadas ao meio onde a informação está, mas ainda assim, a documentação digital não prescinde das funções aqui conceituadas.

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